Menu

Veja mais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja mais

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Transição Climática com Fim do El Niño e a Chegada da La Niña

Transição Climática com Fim do El Niño e a Chegada da La Niña [Fonte: www.cpc.ncep.noaa.gov]
Transição Climática com Fim do El Niño e a Chegada da La Niña [Fonte: www.cpc.ncep.noaa.gov]
Índice

Estamos com previsão de transição climática para 2024. O El Niño está se despedindo após um período marcado por chuvas intensas e enchentes, especialmente no Rio Grande do Sul. Assim, a previsão é de que as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial se resfriem gradualmente, levando a um período de neutralidade climática nas próximas semanas.

Mudanças Climáticas à Vista!


Com o fim do El Niño, os especialistas já estão de olho no próximo fenômeno climático: La Niña. De acordo com o Centro de Previsão Climática da NOAA, há uma chance crescente de transição para La Niña nos próximos trimestres. A transição de El Niño para ENSO-neutro é provável no próximo mês, com La Niña podendo se desenvolver entre junho-agosto (49% de chance) ou julho-setembro (69% de chance).

Durante abril de 2024, temperaturas abaixo da média da superfície do mar (SSTs) surgiram em pequenas regiões do leste do Oceano Pacífico. Por outro lado, temperaturas acima da média prevaleceram no resto do Pacífico equatorial. Os valores mais recentes do índice Niño variaram entre +0,5°C e +0,8°C em todas as regiões, exceto no Niño-3, que foi +0,3°C. As temperaturas subsuperficiais abaixo da média mantiveram-se estáveis durante o mês, com anomalias negativas estendendo-se da Linha Internacional de Data até o leste do Oceano Pacífico. As anomalias de vento em níveis baixos foram de leste sobre o Pacífico equatorial ocidental, enquanto os ventos em níveis superiores estavam próximos da média. A convecção esteve próxima da média geral no Pacífico equatorial e na Indonésia. Assim, de forma coletiva, o sistema oceano-atmosfera refletiu o enfraquecimento contínuo do El Niño e a transição para a neutralidade ENSO.

Impactos da Transição Climática para La Niña


La Niña é caracterizada por temperaturas abaixo do normal na superfície do Oceano Pacífico equatorial central e oriental. Enquanto o El Niño tende a trazer condições mais quentes e úmidas, La Niña geralmente resulta em um resfriamento dessas águas, com consequências significativas para o clima global. Leia mais sobre La Niña e suas consequências aqui.

O Que Esperar desta Transição Climática?

O último evento significativo de La Niña, entre 2020 e 2023, trouxe estiagens prolongadas para o Sul do Brasil e crises hídricas no Uruguai, Argentina e Paraguai. No Brasil, La Niña aumenta o risco de seca no Sul e Mato Grosso do Sul, mas eventos extremos de chuva ainda podem ocorrer. O mais recente prognóstico do IRI favorece uma transição iminente para a neutralidade ENSO, com La Niña se desenvolvendo durante julho-setembro de 2024 e persistindo pelo inverno do Hemisfério Norte.

Fique Informado!

É crucial acompanhar as atualizações climáticas para se preparar para os possíveis impactos de La Niña. Mantenha-se informado e tome medidas preventivas para enfrentar as mudanças que estão por vir. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no site do Climate Prediction Center.

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe novos conteúdos diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar:
plugins premium WordPress
×