As histórias de Asterix e seu amigo Obelix nos apresentaram a uma poção mágica que vem em uma pequena garrafa, tem um gosto ruim, mas aumenta drasticamente a força e o condicionamento físico. Cientistas de nutrição esportiva têm tentado encontrar ou desenvolver um composto com essas características há muito tempo.
Muitos suplementos foram propostos, mas poucos realmente funcionam.
O mais recente suplemento que tem recebido muita atenção são as cetonas. Elas vêm em pequenas garrafas e têm um gosto – para ser direto – horrível. Por causa do preço elevado e dos ganhos de desempenho alegados, muitos pediram sua proibição. Mas elas realmente melhoram o desempenho?
Primeiro, vamos entender o que são as cetonas.
O que São Cetonas?
Durante o exercício, e também em repouso, obtemos a energia necessária pela quebra de carboidratos e gorduras. Enquanto a maioria dos tecidos pode usar gorduras, o cérebro depende da glicose (um tipo de carboidrato). Quando os estoques de carboidratos do corpo se esgotam, a glicose começa a ser produzida em quantidades limitadas a partir fontes como proteínas dos músculos esqueléticos e subprodutos da quebra de gorduras. Contudo, isso fornece menos glicose do que o cérebro precisa – cerca de 100 gramas por dia.
Quando a disponibilidade de carboidratos diminui, o fígado começa a converter gordura em corpos cetônicos – como as cetonas são propriamente chamadas – que fornecem uma fonte alternativa de combustível para o cérebro. Os corpos cetônicos também podem ser usados em outros tecidos, como os músculos, e podem eventualmente ser usados como combustível durante o exercício.
Uma das dietas populares atualmente é a chamada dieta cetogênica. A ideia por trás dela é que, ao reduzir a ingestão de carboidratos para menos de 50 gramas por dia, o corpo produz corpos cetônicos como combustível para o cérebro enquanto faz outros tecidos dependerem de gorduras como fonte de energia.
Embora essa dieta possa funcionar para perda de peso, muitos estudos mostraram que o desempenho esportivo é prejudicado. Isso não é surpreendente, já que os carboidratos são essenciais para sustentar exercícios de alta intensidade.
Suplementos de Cetonas: O Melhor dos Dois Mundos?
Como os corpos cetônicos podem ser uma fonte de energia, assim como carboidratos e gorduras, os cientistas se interessaram por suplementos que aumentassem as concentrações de corpos cetônicos no sangue sem reduzir a disponibilidade de carboidratos. Dessa forma, pelo menos em teoria, atletas poderiam se beneficiar do uso não apenas de carboidratos e gorduras, mas também de corpos cetônicos – cujo uso poderia poupar os preciosos carboidratos, que são armazenados em quantidades muito limitadas.
Muitas tentativas foram feitas para desenvolver um suplemento de cetona. Inicialmente, a maioria dos suplementos de cetona causava problemas gastrointestinais e não aumentava suficientemente a disponibilidade de corpos cetônicos.
Por exemplo, um estudo australiano publicado em 2017 com ciclistas profissionais utilizou um suplemento de diéster de cetona (um corpo cetônico ligado a um composto chamado diéster) e relatou desempenho prejudicado em um teste de tempo, acompanhado por desconforto gastrointestinal significativo e um aumento limitado na disponibilidade de corpos cetônicos.
Uma bebida mais recente, contendo monoéster de cetona (um corpo cetônico ligado a um composto chamado monoéster), mostrou não causar desconforto gastrointestinal e aumentar suficientemente as concentrações de corpos cetônicos no sangue. No entanto, isso ainda não resultou em melhora no desempenho, como demonstrou um novo estudo de pesquisadores da McMaster University no Canadá. Eles descobriram que o suplemento de cetona prejudicou o desempenho em um teste de tempo de 20 minutos, reduzindo-o em 2,4% em relação ao placebo.
Os mecanismos subjacentes a essas descobertas ainda não estão claros. A explicação mais provável é que essa redução no desempenho do exercício ocorre porque os suplementos de cetona aumentam a acidez do sangue, o que é conhecido por prejudicar o desempenho.
Há algumas evidências limitadas de que combinar suplementos de cetona e bicarbonato de sódio poderia neutralizar isso. Contudo, ainda não há consenso, já que nem todos os estudos confirmam esse efeito.
Cetonas na Recuperação
Parece que consumir cetonas antes ou durante o exercício não traz benefícios para o desempenho esportivo. Na verdade, pode prejudicá-lo. No entanto, há algumas evidências da KU Leuven, uma universidade de pesquisa na Bélgica, de que tomar suplementos de cetona durante a recuperação de exercícios de resistência pode ajudar a reduzir os sintomas (chamados de “overreaching”) associados ao excesso de treino. Mas não há evidências que sugiram que a suplementação de cetona traga benefícios aos atletas durante treinos normais.
Parece que as cetonas estão longe de ser tão eficazes quanto a poção mágica que Asterix usava, e ainda estamos à procura da receita perdida do druida da vila Getafix.
Este artigo é republicado do The Conversation sob a licença Creative Commons. Leia o artigo original de Tim Podlogar clicando aqui.