Toda manhã, no café da manhã, minha parceira me dá suco de laranja que tem um gosto mais azedo do que o esperado. Um dia, ela explicou que adiciona vinagre de maçã para melhorar minha saúde.
Como ex-professora do ensino fundamental, ela jura pelos benefícios dessa substância. Ela me conta que mantinha vinagre de maçã na sala dos professores para, quando as crianças adoecessem com diarreia e vômito, ela pudesse tomá-lo imediatamente para se proteger da doença.
Eu estava cético sobre mais um ingrediente milagroso que promete fortalecer o sistema imunológico. O vinagre de maçã é um produto natural feito de suco de maçã fermentado que azedou. Aparentemente, o melhor tipo é turvo e contém sedimentos, conhecidos como “a mãe”, porque é relativamente não filtrado – é onde vivem as boas bactérias. Sem a mãe, é improvável que haja muito benefício em tomar vinagre de maçã.
Mas há algum benefício real, afinal? Decidi me transformar em detetive médico e investigar se o vinagre de maçã é tão bom para a saúde quanto parece. Não há tantas evidências científicas para sustentar sua popularidade como um tônico de saúde quanto alguns influenciadores gostariam de fazer parecer.
Alegação: Propriedades Desinfetantes
O vinagre tem uma longa história como agente decontaminante de superfícies, e talvez seja por isso que molhos para salada contenham vinagre – além de adicionar sabor, ele pode matar micro-organismos em vegetais crus.
Mas será que as qualidades desinfetantes do vinagre de maçã se traduzem no intestino humano? Nossos estômagos produzem ácido, que age como uma barreira natural contra infecções, então como adicionar mais ácido pode ajudar?
Pesquisas sugerem que o vinagre de maçã retarda o esvaziamento do estômago, então talvez o tempo aumentado em contato com o ácido do estômago explique o efeito protetor alegado contra infecções entéricas.
Alegação: Perda de Peso e Manejo do Diabetes Tipo 2
Há muitas alegações anedóticas de que o vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso, apoiadas por evidências limitadas de alguns pequenos estudos. Um ensaio controlado randomizado publicado no início de 2024 mostrou reduções significativas no peso e na circunferência da cintura de 120 jovens com sobrepeso e obesidade. Também houve reduções nos triglicerídeos séricos – gorduras no sangue que podem aumentar o risco de doenças cardíacas se estiverem em níveis muito altos – e no colesterol durante o período de acompanhamento de três meses.
Uma revisão sistemática de 2020, no entanto, encontrou evidências de apenas benefícios marginais, citando “evidências insuficientes”. Outra revisão sistemática subsequente de 2021 – que analisou a suplementação alimentar com ácido acético de todos os tipos de vinagre – encontrou evidências de reduções significativas na glicose sanguínea em jejum, particularmente em indivíduos com diabetes tipo 2. O estudo também mostrou benefícios na redução de triglicerídeos séricos e colesterol.
Como esses efeitos podem funcionar? Acredita-se que o vinagre de maçã cause perda de peso por meio de seu efeito no atraso do esvaziamento gástrico. Isso aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite. A redução da ingestão calórica levará à perda de peso – mas como os efeitos metabólicos sobre glicose no sangue e lipídios são mediados?
Os níveis de glicose no sangue são controlados pelo hormônio pancreático insulina. No diabetes tipo 2, há uma redução na sensibilidade à insulina, o que, por sua vez, leva a uma menor captação de glicose pelas células. Há algumas evidências de que o vinagre de maçã – e outras fontes de ácido acético – melhoram a sensibilidade à insulina, então é possível que haja alguns benefícios para aqueles com essa condição. Como níveis altos de glicose no sangue estão associados a níveis elevados de lipídios séricos, a redução associada nos níveis de glicose causada pela sensibilidade à insulina melhorada deve melhorar os perfis lipídicos, como demonstrado em revisões da literatura.
Alegação: Reduz Risco de Doenças Cardíacas
Lipídios elevados no sangue são um fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derrame. O consumo de vinagre de maçã pode reduzir sua incidência? Bem, infelizmente não há evidências científicas de que o consumo de vinagre de qualquer tipo reduza a morbidade e mortalidade cardiovascular em pessoas com ou sem diabetes. Para aqueles sem diabetes, os benefícios do consumo de vinagre nos níveis de lipídios no sangue são menos claros, como sugerido em um estudo de 2013.
Alegação: Tratamento e Prevenção do Câncer
Uma das alegações mais absurdas sobre os benefícios do consumo diário de vinagre de maçã é que ele pode prevenir ou tratar o câncer. Um estudo de caso-controle frequentemente citado da China descobriu que o aumento no consumo de vinagre estava associado a uma redução na incidência de câncer de esôfago. O que algumas fontes populares na internet que citam este estudo não mencionam é que comer feijões e vegetais também foi considerado protetor, assim como comer uma dieta com ingestão normal de sal e beber água da torneira. Sempre há múltiplos fatores de confusão quando se fazem alegações sobre câncer, e devemos estar sempre atentos.
Devo continuar tomando meu suco de laranja adulterado com vinagre de maçã todas as manhãs? As evidências sugerem que ele ajudará na minha cintura e no meu peso, então vou suportar o gosto azedo por mais um tempo.
Este artigo é republicado do The Conversation sob a licença Creative Commons. Leia o artigo original de Stephen Hughes clicando aqui.